domingo, 15 de abril de 2012

Doce de leite condensado na panela de pressão

Ingredientes
1 Lata de leite condensado (somente lata)


Modo de preparo

1. Coloque a lata de pé dentro da panela de pressão e cubra com água. Um dedinho acima da lata tá bom. (cuidado com o rótulo, tem que tirar, senão derrete e entope a vávula da panela)
2. Tampe a panela e e leve em fogo alto.
3. Assim que a panela começar a pegar pressão, abaixe para fogo médio e comece a contar o tempo.
4. Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo, segure a ansiedade e espere mais 2 minutos a pressão da panela sair. Leve-a tampada embaixo da torneira e solte um fio de água. A panela fará um barulho tipo um suspiro, significando que saiu a pressão e pronto, pode abrir tampa (da panela).
6. Retire com cuidado a lata de dentro (cuidado, pois estara muito quente). Se você tentar abrir na hora vai causar um grave acidente, a lata vai espirrar em você por causa da pressão.
Se você é do tipo que aguenta deixar a lata esfriar em temperatura ambiente por cerca de 3 horas ótimo, caso não aguente como eu, faça assim: Coloque a lata numa bacia, cubra com água gelada e muito gelo. Deixe por uns 20 minutos. Retire a lata da água e deixe em temperatura ambiente por 2 minutos, se você colocar a mão e estiver fresca, pode abrir sem medo.


Obs.:
* Para um doce de leite cremoso (para rechear) deixe 30 minutos.
* Para um doce mais firme, mas ainda assim pastoso 40 minutos.
* Para doce em ponto de corte 50 minutos (é o ponto da foto).

3 comentários:

  1. Isso é bom demais, antigamente era muito caro uma lata de leite condensado, mas hoje em dia é tão barato. É fácil e fica muito gostoso mesmo eu são fã desse doce.

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosta de doce fácil, "sem trabalho" e não tem pressa para comer, fica um trem bom demais.

    ResponderExcluir